domingo, 26 de junho de 2011

Expulsos: Nenhuma Inteligência Permitida



"Expelled: No Intelligence Allowed"
(Expulsos: Nenhuma Inteligência Permitida)
Versão com legendas em português.


Trailer:


NOTA IMPORTANTE:

Resenha tirada do blog Stat Veritas (Argentina).

É um filme independente do ano de 2008, escrito e dirigido por Nathan Frankowski e conduzido pelo jornalista judeu norte americano Ben Stein, que também trabalhou no livro. Este filme não é conhecido na Argentina e nem é lá distribuído (temos notícias de que em nosso País há uma tremenda censura no que diz respeito a temas "politicamente incorretos"), também não foi traduzido para o espanhol e não foi distribuído em países da América Latina.

Além de algumas coisas que poderíamos chamar de "politicamente corretas", o filme de Ben Stein é muito interessante e realmente apostou em falar sobre o que não se fala. O documentário nos mostra como a classe dirigente científica dominante suprime ou expulsa os estudiosos que têm criticado a Teoria Evolucionista, ou defendido, ou simplesmente nomeado ou falado sobre a teoria do "Desenho Inteligente" (ID) como uma alternativa ao paradigma evolucionista. Os estudiosos que têm apoiado o "Desenho Inteligente" têm seriamente questionado, e de modo científico e racional, a teoria evolucionista estabelecida pelas leis dos Estados Unidos como a única metodologia para o ensino dessa matéria nas escolas. Tal questionamento valeu a eles a expulsão das universidades e das escolas, inclusive, dos jornais e publicações em que trabalhavam.

Por meio de entrevistas, pudemos ouvir importantes personalidades do ambiente que se encontra no centro dessa controvérsia, como: Michael Shermer, Richard Dawkins, do lado do fundamentalismo ateu, e Richard Sternberg, William Dembski, Guillermo Gonzalez e Jonathan Wells, como cientistas defensores do "Desenho Inteligente", entre outros.

Outra coisa que podemos enfatizar é a técnica cinematográfica implementada: a câmera na mão e a fotografia típica de um filme independente, com alguns momentos de humor e ironia (incluindo um desenho animado no estilo típico dos anos 60) lhe dão um toque muito eficaz na transmissão da mensagem e do ridículo de algumas teorias que escapam completamente à realidade e à Ciência.

A versão que temos, versão que legendamos em castelhano, não está completa. Por ter sido utilizada para um uso particular e interno, em um seminário, preservou-se apenas o estritamente necessário e realmente comprovado; e, em nome da honestidade intelectual, nos vemos obrigados a advertir nossos leitores sobre esta falta. Falaremos da sequência que não está no filme.

Esta sequência trata da teoria (talvez não muito séria e a menos importante a nível científico) de que o Darwinismo inspirou as teorias racistas do Nacional-Socialismo de Hitler, sendo fonte de inspiração para realizar a matança de judeus naquilo que foi erroneamente chamado de "Holocausto". Entendemos que o tema é abordado porque o protagonista do filme é judeu, e por isso não podia deixar de falar sobre o "Holocausto".

Em última análise, o filme retrata o "Desenho Inteligente" como uma teoria realista, baseada na razão e nos fatos cientificamente provados com uma base sólida, ao contrário do paradigma darwinista que está desmoronando e sendo mantido com a única forma de se preservar como "teoria comprovada": a força violenta de seus defensores e os postos importantes que ocupam nas universidades e nos ministérios de educação. Defesa que, até hoje, não tem razões nem fatos científicos que a confirmem.

Finalmente, entre outras coisas "politicamente corretas" do filme, a da "liberdade de expressão" no discurso do protagonista, no início e no final, vemos como ela pode ser utilizada como um argumento ad hominem, que essas doutrinas liberais dizem defender, mas que, na prática, fazem o oposto.

Em resumo, vale a pena ver como as coisas funcionam, e o quão longe está o que hoje em dia se chama de “científico”, ou Ciência “séria”, do que realmente é verdadeira Ciência.


+

Diferentemente da versão divulgada pelo blog Stat Veritas (da Argentina), coloco aqui uma versão completa (sem cortes) que encontrei na internet contendo legendas em português. Portanto, deixo em destaque (acima) a advertência que o blog Stat Veritas fez em sua resenha.



Áudio: Inglês
Legenda: Português
Duração: 1h38min

O filme está dividido em 10 partes. Assistir:

01.


02.


03.


04.


05.


06.


07.


08.


09.


10.


+

Assitir no You Tube (Lista de Reprodução com todas as partes do filme)